SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2THE NEW PUBLIC MANAGEMENT IN THE CONTEXT OF EDUCATION IN PERNAMBUCO AND THE QUALITY OF EDUCATION360º EVALUATION: FROM BUSINESS STRAIGHT TO FULL-TIME SCHOOLS IN THE STATE OF SÃO PAULO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO DE; DUSEK, PATRICIA MARIA  and  AVELAR, KÁTIA ELIANE SANTOS. A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.369-380.  Epub Dec 10, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91228.

O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

Keywords : Economia; Sociedade; Desenvolvimento; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )