SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2LA NUEVA GESTIÓN PÚBLICA EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN Y PERNAMBUCANA Y LA CALIDAD EDUCATIVAEVALUACIÓN 360º: DE LAS EMPRESAS DIRECTAMENTE A LAS ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO EN EL ESTADO DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO DE; DUSEK, PATRICIA MARIA  y  AVELAR, KÁTIA ELIANE SANTOS. A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.369-380.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91228.

O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

Palabras clave : Economia; Sociedade; Desenvolvimento; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )