SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2THE PATH OF BRAZILIAN EDUCATION IN THE ECONOMIC CONTEXTHOSPITAL CLASS: THE PEDAGOGICAL MANAGEMENT OF TEACHERS WITH STUDENTS IN IMMEDIATE DEATH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

VENCO, SELMA BORGHI  and  MATTOS, ROSEMARY. AVALIAÇÃO 360º: DAS EMPRESAS DIRETO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.381-400.  Epub Dec 10, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95410.

O presente artigo objetiva debater um dos aspectos da gestão do trabalho implementado pela Secretaria Estadual de Educação, no âmbito do Programa de Ensino Integral (PEI): a avaliação 360 graus, a qual integra um conjunto de procedimentos da avaliação de desempenho dos profissionais do magistério. As reflexões aqui construídas associam duas pesquisas, uma de caráter documental; e outra qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a diretores.as das escolas estaduais. Constata-se que a política educacional paulista permanece coerente aos princípios gerencialistas e adota mensurações comportamentais, com vistas a enquadrar os profissionais vinculados ao Programa e adota como medida punitiva o desligamento do PEI, que bonifica em 75% os aderentes. Mesmo frente a um aumento salarial significativo, há evidências de abandono do Programa, tendo em vista as pressões vivenciadas e a desconfiguração do trabalho intelectual.

Keywords : avaliação 360o; escola de tempo integral; política educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )