SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2LA TRAYECTORIA DE LA EDUCACIÓN BRASILEÑA EN EL CONTEXTO ECONÓMICOCLASE HOSPITALARIA: LA GESTIÓN PEDAGÓGICA DE PROFESORES CON ESTUDIANTES EN INMINENCIA DE MUERTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

VENCO, SELMA BORGHI  y  MATTOS, ROSEMARY. AVALIAÇÃO 360º: DAS EMPRESAS DIRETO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.381-400.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95410.

O presente artigo objetiva debater um dos aspectos da gestão do trabalho implementado pela Secretaria Estadual de Educação, no âmbito do Programa de Ensino Integral (PEI): a avaliação 360 graus, a qual integra um conjunto de procedimentos da avaliação de desempenho dos profissionais do magistério. As reflexões aqui construídas associam duas pesquisas, uma de caráter documental; e outra qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a diretores.as das escolas estaduais. Constata-se que a política educacional paulista permanece coerente aos princípios gerencialistas e adota mensurações comportamentais, com vistas a enquadrar os profissionais vinculados ao Programa e adota como medida punitiva o desligamento do PEI, que bonifica em 75% os aderentes. Mesmo frente a um aumento salarial significativo, há evidências de abandono do Programa, tendo em vista as pressões vivenciadas e a desconfiguração do trabalho intelectual.

Palabras clave : avaliação 360o; escola de tempo integral; política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )