SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2360º EVALUATION: FROM BUSINESS STRAIGHT TO FULL-TIME SCHOOLS IN THE STATE OF SÃO PAULOSTATE, HIGHER EDUCATION AND UNIVERSITY IN BRAZIL: RECONFIGURATION PROCESSES IN TIMES OF CAPITAL RESTRUCTURING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

TEIXEIRA, RICARDO ANTONIO GONÇALVES; TEIXEIRA, UYARA SOARES CAVALCANTI; OLIVEIRA, WÂNIA ELIAS VIEIRA DE  and  RODRIGUES, ISABELA SEGATO. CLASSE HOSPITALAR: A GESTÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES COM EDUCANDOS EM IMINÊNCIA DE MORTE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.401-425.  Epub Dec 10, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91144.

Este artigo objetiva compreender a atuação pedagógica de professores de classes hospitalares com educandos em iminência de morte. Utiliza-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da análise de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nessas circunstâncias. Buscou-se referendar as principais políticas públicas que asseguram o atendimento educacional ao educando em tratamento de saúde. Os resultados do estudo sinalizam que lidar com alunos em iminência de morte é um desafio constante, entretanto, isso não impõe limite à prática do professor que respeita e entende a mediação da aprendizagem como uma forma de enfrentamento e de ressignificação da realidade.

Keywords : Classe hospitalar; Núcleo de atendimento educacional hospitalar; Luto antecipatório; Educandos em iminência de morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )