SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2EVALUACIÓN 360º: DE LAS EMPRESAS DIRECTAMENTE A LAS ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO EN EL ESTADO DE SÃO PAULOESTADO, EDUCACIÓN SUPERIOR Y UNIVERSIDAD EN BRASIL: PROCESOS DE RECONFIGURACIÓN EN TIEMPOS DE REESTRUCTURACIÓN DEL CAPITAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

TEIXEIRA, RICARDO ANTONIO GONÇALVES; TEIXEIRA, UYARA SOARES CAVALCANTI; OLIVEIRA, WÂNIA ELIAS VIEIRA DE  y  RODRIGUES, ISABELA SEGATO. CLASSE HOSPITALAR: A GESTÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES COM EDUCANDOS EM IMINÊNCIA DE MORTE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.401-425.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91144.

Este artigo objetiva compreender a atuação pedagógica de professores de classes hospitalares com educandos em iminência de morte. Utiliza-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da análise de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nessas circunstâncias. Buscou-se referendar as principais políticas públicas que asseguram o atendimento educacional ao educando em tratamento de saúde. Os resultados do estudo sinalizam que lidar com alunos em iminência de morte é um desafio constante, entretanto, isso não impõe limite à prática do professor que respeita e entende a mediação da aprendizagem como uma forma de enfrentamento e de ressignificação da realidade.

Palabras clave : Classe hospitalar; Núcleo de atendimento educacional hospitalar; Luto antecipatório; Educandos em iminência de morte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )