SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2CLASSE HOSPITALAR: A GESTÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES COM EDUCANDOS EM IMINÊNCIA DE MORTENEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: A CHEGADA DA ORGANIZAÇÃO TEACH FOR AMERICA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

NOLETO, SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI  e  OLIVEIRA, JOÃO FERREIRA DE. ESTADO, EDUCAÇÃO SUPERIOR E UNIVERSIDADE NO BRASIL: PROCESSOS DE RECONFIGURAÇÃO EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO DO CAPITAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.427-446.  Epub 10-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95411.

Este artigo examina, por meio de análise bibliográfica e documental, alguns dos processos de reconfiguração da educação superior e das universidades públicas em particular, tendo por base a crise e as determinações da globalização do capital. Busca-se analisar as mudanças no papel do Estado brasileiro, as transformações em curso no capitalismo e a adoção dos princípios de diversificação e diferencial institucional que marcaram a reorientação da ação do Estado a partir da segunda metade dos anos 1990 em termos da estruturação, oferta e expansão da educação superior. Busca-se discutir ainda os rumos da universidade, sobretudo públicas, dado o processo de transformação de sua identidade e modus operandi na gestão, na produção do trabalho acadêmico, na formação e nos compromissos sociais que sempre estiveram presentes na sua constituição como instituição social.

Palavras-chave : Educação Superior; Universidade; Papel do Estado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )