SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2STATE, HIGHER EDUCATION AND UNIVERSITY IN BRAZIL: RECONFIGURATION PROCESSES IN TIMES OF CAPITAL RESTRUCTURINGTHE PROFILE OF MUNICIPAL COUNCILS OF EDUCATION: A STUDY IN THE METROPOLITAN REGION OF BELÉM-PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MOURA, ELIEL DA SILVA; NAJJAR, JORGE NASSIM VIEIRA  and  SILVA, WALDECK CARNEIRO DA. NEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: A CHEGADA DA ORGANIZAÇÃO TEACH FOR AMERICA NO BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.447-468.  Epub Dec 10, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.94210.

O artigo analisa alguns dos principais apontamentos teóricos e debates envolvendo os estudos sobre a organização estadunidense Teach For America (TFA) e sua rede global Teach For All, iniciativas que se têm notabilizado pelo forte apoio a reformas educacionais de matriz liberal. Tendo como ponto de partida a noção de que processos de neoliberalização tem possibilitado a circulação de novos protótipos de políticas orientadas para a expansão da lógica do mercado, o trabalho aborda ainda a chegada e a tentativa de consolidação no país da organização Ensina Brasil, braço nacional do TFA.

Keywords : Teach For America; Teach For All; Ensina Brasil; Neoliberalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )