SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2ESTADO, EDUCACIÓN SUPERIOR Y UNIVERSIDAD EN BRASIL: PROCESOS DE RECONFIGURACIÓN EN TIEMPOS DE REESTRUCTURACIÓN DEL CAPITALEL PERFIL DE LOS CONSEJOS MUNICIPALES DE EDUCACIÓN: UN ESTUDIO EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE BELÉM-PA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MOURA, ELIEL DA SILVA; NAJJAR, JORGE NASSIM VIEIRA  y  SILVA, WALDECK CARNEIRO DA. NEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: A CHEGADA DA ORGANIZAÇÃO TEACH FOR AMERICA NO BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.447-468.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.94210.

O artigo analisa alguns dos principais apontamentos teóricos e debates envolvendo os estudos sobre a organização estadunidense Teach For America (TFA) e sua rede global Teach For All, iniciativas que se têm notabilizado pelo forte apoio a reformas educacionais de matriz liberal. Tendo como ponto de partida a noção de que processos de neoliberalização tem possibilitado a circulação de novos protótipos de políticas orientadas para a expansão da lógica do mercado, o trabalho aborda ainda a chegada e a tentativa de consolidação no país da organização Ensina Brasil, braço nacional do TFA.

Palabras clave : Teach For America; Teach For All; Ensina Brasil; Neoliberalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )