SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2ESTADO, EDUCAÇÃO SUPERIOR E UNIVERSIDADE NO BRASIL: PROCESSOS DE RECONFIGURAÇÃO EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO DO CAPITALO PERFIL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MOURA, ELIEL DA SILVA; NAJJAR, JORGE NASSIM VIEIRA  e  SILVA, WALDECK CARNEIRO DA. NEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: A CHEGADA DA ORGANIZAÇÃO TEACH FOR AMERICA NO BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.447-468.  Epub 10-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.94210.

O artigo analisa alguns dos principais apontamentos teóricos e debates envolvendo os estudos sobre a organização estadunidense Teach For America (TFA) e sua rede global Teach For All, iniciativas que se têm notabilizado pelo forte apoio a reformas educacionais de matriz liberal. Tendo como ponto de partida a noção de que processos de neoliberalização tem possibilitado a circulação de novos protótipos de políticas orientadas para a expansão da lógica do mercado, o trabalho aborda ainda a chegada e a tentativa de consolidação no país da organização Ensina Brasil, braço nacional do TFA.

Palavras-chave : Teach For America; Teach For All; Ensina Brasil; Neoliberalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )