SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2EL PERFIL DE LOS CONSEJOS MUNICIPALES DE EDUCACIÓN: UN ESTUDIO EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE BELÉM-PAEL PROFESOR DIRECTOR DE CLASE ENTRE PORTUGAL Y BRASIL: DEL CONTEXTO DE INFLUENCIA AL CONTEXTO DE LA PRÁCTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

OLIVEIRA, MARIA ELIZA NOGUEIRA; NASCIMENTO, TATIANE OLIVEIRA SANTOS  y  MILITAO, SILVIO CESAR NUNES. O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: SABERES, DIRETRIZES, POLÍTICAS E PRÁTICAS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.491-513.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91158.

O artigo objetiva analisar os Cadernos de Orientações (SASE/MEC) produzidos com apoio técnico de destacadas organizações nacionais para subsidiar as esferas subnacionais no processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação e desvelar a possível influência de tais orientações no referido processo e na atuação dos sujeitos nele envolvidos. Para tanto, confrontamos os dados da análise proposta com as pesquisas voltadas ao tema. O estudo revelou avanços significativos na condução das políticas educacionais, especialmente, no que diz respeito à consolidação da gestão democrática nos sistemas locais.

Palabras clave : Planos Municipais de Educação; políticas educacionais; planejamento educacional; gestão de sistemas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )