SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2THE ELABORATION PROCESS OF THE MUNICIPAL EDUCATION PLANS: KNOWLEDGE, GUIDES, POLICIES, AND PRACTICESMOBILE TECHNOLOGY AND DYSLEXIA: INCLUSIVE PEDAGOGICAL POSSIBILITIES THROUGH THE APPMOBILE INTERFACE "SILABANDO" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LIMA, VAGNA BRITO DE; PEREIRA, MARIA ZULEIDE DA COSTA  and  SA, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.515-538.  Epub Dec 10, 2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91461.

O presente texto apresenta um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado, cujo objetivo consistiu em analisar a forma como os atores escolares, apropriaram-se do cargo do professor diretor de turma. A investigação compreendeu dois estudos de caso, um no contexto cearense, e outro, no norte de Portugal. Adotou-se como modelo de análise o ciclo contínuo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994), articulando-o com o modo de funcionamento díptico da escola (LIMA, 1998). Concluiu-se que os atores revelaram uma certa acomodação e conformismo, mostrando-se, contudo, convencidos da importância do PPDT para os estudantes.

Keywords : Ciclo contínuo de políticas; Diretor de turma; Modo de funcionamento díptico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )