SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2EL PROCESO DE ELABORACIÓN DE LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN: SABERES, DIRECTRICES, POLÍTICAS Y PRÁCTICASTECNOLOGÍA MÓVIL Y DISLEXIA: POSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS POR LA INTERFAZ DEL APPMOBILE "SILABANDO" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LIMA, VAGNA BRITO DE; PEREIRA, MARIA ZULEIDE DA COSTA  y  SA, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.515-538.  Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91461.

O presente texto apresenta um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado, cujo objetivo consistiu em analisar a forma como os atores escolares, apropriaram-se do cargo do professor diretor de turma. A investigação compreendeu dois estudos de caso, um no contexto cearense, e outro, no norte de Portugal. Adotou-se como modelo de análise o ciclo contínuo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994), articulando-o com o modo de funcionamento díptico da escola (LIMA, 1998). Concluiu-se que os atores revelaram uma certa acomodação e conformismo, mostrando-se, contudo, convencidos da importância do PPDT para os estudantes.

Palabras clave : Ciclo contínuo de políticas; Diretor de turma; Modo de funcionamento díptico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )