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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

LACE, ANDRÉIA MELLO; SANTOS, CATARINA DE ALMEIDA  e  NOGUEIRA, DANIELLE XABREGAS PAMPLONA. Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.648-666.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96856.

Este artigo analisa a militarização nas escolas públicas com o objetivo de extrair evidências sobre a efetivação da garantia do direito à educação com qualidade nesse modelo de gestão. Analisa os pressupostos da militarização à luz dos preceitos constitucionais do direito à educação e da qualidade socialmente referenciada. Foram realizadas análises documentais em fontes primárias e secundárias, matérias jornalísticas e produções teóricas sobre o tema. Concluiu-se que o modelo analisado preconiza a negação do direito à educação e da efetivação do princípio da qualidade socialmente referenciada.

Palavras-chave : Militarização; escola pública; direito à educação; qualidade.

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