SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Between school and military quarters: the denial of the right to educationOn the current days: neoconservadorism, civic-military schools and the simulacrum of democratic management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

PINHEIRO, DANIEL CALBINO; PEREIRA, RAFAEL DIOGO  and  SABINO, GERUZA DE FÁTIMA TOME. Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.667-688.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95957.

Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas militarizadas. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.

Keywords : Qualidade da educação; colégios militares; militarização das escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )