SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educaçãoSobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o simulacro da gestão democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

PINHEIRO, DANIEL CALBINO; PEREIRA, RAFAEL DIOGO  e  SABINO, GERUZA DE FÁTIMA TOME. Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.667-688.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95957.

Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas militarizadas. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.

Palavras-chave : Qualidade da educação; colégios militares; militarização das escolas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )