SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Militarization of schools and the narrative of quality of educacionThe position of teachers of basic education about militarization of public schools in goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MARTINS, ANDRÉ ANTUNES. Sobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o simulacro da gestão democrática. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.689-699.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.94577.

Este artigo tem como objetivo analisar, inicialmente, a aliança entre o neoconservadorismo e o neoliberalismo no campo educacional, assim como, os desdobramentos desse processo no avanço das parcerias das redes públicas educacionais com as instâncias militares. Fizemos uma revisão dos documentos que normatizam essas alianças, sobretudo, do Estado de Goiás e do Distrito Federal. Consideramos que ideia de gestão democrática é apresentada nos documentos, mas sem intenção de efetividade, visto os diferentes dispositivos de (re) disciplinarização e produtividade que abrandam a vida comum.

Keywords : educação; gestão democrática; militarismo; conservadorismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )