SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sobre días actuales: neoconservadurismo, escuelas cívico-militares y el simulacro de la gestión democráticaColegio de la policía militar Alfredo Vianna: características de una cultura escolar-militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

RESES, ERLANDO DA SILVA  y  PAULO, WESLEI GARCIA DE. A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em goiás. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.700-724.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96115.

Os colégios da polícia militar do Estado de Goiás atendem estudantes da Educação Básica e são fruto de uma parceira entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, iniciada em 1999 na cidade de Goiânia. Outras escolas de regiões periféricas e com alto índice de criminalidade receberam a implantação da militarização. Este texto apresenta uma pesquisa num colégio estadual de Valparaíso de Goiás com o objetivo de saber a posição de docentes acerca deste modelo de gestão escolar por meio de uma enquete por questionário com sete questões abertas para 12 professores/as da escola. Além de pesquisa bibliográfica, utilizamos pesquisa e análise documental e a categorização com o uso da Análise de Conteúdo das respostas ao questionário. Os resultados apresentaram a aprovação do modelo, enfatizando a valorização da hierarquia para o respeito, a disciplina para a efetividade das aulas e o controle sobre posturas e comportamentos de estudantes no ambiente escolar.

Palabras clave : Militarização da Educação; Profissão Docente; Controle Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )