SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o simulacro da gestão democráticaColégio da polícia militar Alfredo Vianna: características de uma cultura escolar-militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

RESES, ERLANDO DA SILVA  e  PAULO, WESLEI GARCIA DE. A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em goiás. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.700-724.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96115.

Os colégios da polícia militar do Estado de Goiás atendem estudantes da Educação Básica e são fruto de uma parceira entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, iniciada em 1999 na cidade de Goiânia. Outras escolas de regiões periféricas e com alto índice de criminalidade receberam a implantação da militarização. Este texto apresenta uma pesquisa num colégio estadual de Valparaíso de Goiás com o objetivo de saber a posição de docentes acerca deste modelo de gestão escolar por meio de uma enquete por questionário com sete questões abertas para 12 professores/as da escola. Além de pesquisa bibliográfica, utilizamos pesquisa e análise documental e a categorização com o uso da Análise de Conteúdo das respostas ao questionário. Os resultados apresentaram a aprovação do modelo, enfatizando a valorização da hierarquia para o respeito, a disciplina para a efetividade das aulas e o controle sobre posturas e comportamentos de estudantes no ambiente escolar.

Palavras-chave : Militarização da Educação; Profissão Docente; Controle Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )