SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3The position of teachers of basic education about militarization of public schools in goiásFrom Oiapoque to Chuí – The militarized civilian schools: the experience in the far north of Brazil and the neoconservatism of brazilian society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SANTOS, AMILTON GONÇALVES DOS  and  VIEIRA, JOSENILTON NUNES. Colégio da polícia militar Alfredo Vianna: características de uma cultura escolar-militar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.725-744.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96074.

O presente artigo aborda as características da Cultura Escolar de um Colégio da Polícia Militar da Bahia, considerando a integração de elementos da Cultura Militar na realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou, através de estudo de caso, sobre o contexto educacional da instituição por meio de análise documental, observações e entrevistas com gestores, docentes e alunos. Os resultados explicitaram um aparato militar objetivando a transmissão e ensino da Cultura Militar, num processo de padronização dos indivíduos por meio de uma educação do corpo e do comportamento.

Keywords : Colégio da Polícia Militar; Cultura Escolar; Cultura Militar; Educação do Corpo; Educação do Comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )