SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3College of the military police Alfredo Vianna: characteristics of the school-military cultureA different school of the world outside author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

RIBEIRO, ADALBERTO CARVALHO  and  RUBINI, PATRÍCIA SILVA. Do Oiapoque ao Chuí - As escolas civis militarizadas: a experiência no extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.745-765.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95997.

o objetivo é refletir sobre as razões do aceite social do novo modelo de gestão militar em escolas civis mostrando o ritual em determinada unidade localizada no norte do Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa com estudos na literatura, consultas a sítios jornalísticos e pesquisa empírica com observações in loco , conversas informais e entrevista referentes a experiência situada no Amapá. O método de análise dos instrumentos de campo foi análise do discurso. Os resultados apontam que não há nenhuma novidade no modelo de escolas civis cuja gestão passou a ser feita por militares. É a velha Pedagogia Bancária que retira do aluno o protagonismo. Estamos diante de uma das facetas neoconservadoras em andamento no Brasil.

Keywords : Escolas civis militarizadas; Positivismo; Neoconservadorismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )