SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3From Oiapoque to Chuí – The militarized civilian schools: the experience in the far north of Brazil and the neoconservatism of brazilian societyMilitary school for whom? the process of militarization of schools in the state education network of Piauí author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SAUER, MARGRID BURLIGA  and  SARAIVA, KARLA. Uma escola diferente do mundo lá fora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.766-785.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95346.

O objetivo deste artigo é investigar porque os pais escolhem escolas militares para matricularem os filhos. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Os dados da primeira etapa permitiram compreender que a motivação dos pais para procurar a escola foi o bom desempenho em vestibulares e no ENEM, bem como seu sistema disciplinar. As entrevistas da segunda etapa mostram que os alunos gradativamente abandonam amigos e atividades que não estejam relacionadas à escola e que a rígida disciplina modifica não apenas os alunos, mas suas próprias famílias. O desempenho no vestibular apareceu também nesta segunda etapa e justifica os sacrifícios impostos pela disciplina.

Keywords : disciplina; escolas militares; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )