SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3De Oiapoque a Chuí - las escuelas civiles militarizadas: la experiencia en el extremo norte de Brasil y el neoconservadurismo de la sociedad brasileña¿Escuela militar para quién? el proceso de militarización de las escuelas en la red estatal de enseñanza de Piauí índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SAUER, MARGRID BURLIGA  y  SARAIVA, KARLA. Uma escola diferente do mundo lá fora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.766-785.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95346.

O objetivo deste artigo é investigar porque os pais escolhem escolas militares para matricularem os filhos. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Os dados da primeira etapa permitiram compreender que a motivação dos pais para procurar a escola foi o bom desempenho em vestibulares e no ENEM, bem como seu sistema disciplinar. As entrevistas da segunda etapa mostram que os alunos gradativamente abandonam amigos e atividades que não estejam relacionadas à escola e que a rígida disciplina modifica não apenas os alunos, mas suas próprias famílias. O desempenho no vestibular apareceu também nesta segunda etapa e justifica os sacrifícios impostos pela disciplina.

Palabras clave : disciplina; escolas militares; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )