SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Military school for whom? the process of militarization of schools in the state education network of PiauíDemocratic management and militarization of education: reflections from a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

TIELLET, MARIA DO HORTO SALLES. Expansão das escolas e colégios militares retoma a lógica da exclusão. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.806-827.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93780.

O artigo analisa o processo de expansão das escolas militares, através dos argumentos dos agentes públicos, na perspectiva da pesquisa exploratória de cunho descritivo. Foram realizadas buscas sobre o assunto entre o ano de 2015 e 2018, em jornais de circulação estadual, notícias postadas em sites oficiais. Para a análise do material aplicou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que possibilitou a constatação de que a justificativa para a expansão das escolas militares está a qualidade do ensino, que nunca foi prioridade das políticas educacionais do Estado de Mato Grosso.

Keywords : escola militar; Escola militar Tiradentes; Escola militar Dom Pedro II; Polícia Militar do Mato Grosso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )