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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

LIMA, CAROLINA BARREIROS DE; NETTO, NATALIA BARBOZA  e  SOUZA, JANAINA MOREIRA PACHECO DE. Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.828-843.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96014.

O artigo aborda a gestão democrática no ensino público, problematizada a partir de pesquisa realizada em uma instituição militar de ensino do Rio de Janeiro. Um estudo de caso delineado em 2017, subsidiado por fontes documentais, entrevistas e observações apontou limites para esse processo em uma escola com características tão peculiares. Análises pautadas nos modelos de organização tensionaram a concretização de uma efetiva gestão democrática nesse espaço, fato que vai de encontro à proposta de criação e expansão de escolas cívico-militares de educação básica, instituída pela atual governança presidencial brasileira e apontada pelo Decreto nº 9.465/2019.

Palavras-chave : Gestão democrática; Militarização do ensino; Teoria organizacional.

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