SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3“Disciplinando la vida: comenzando por la escuela ": la militarización de las escuelas públicas en el estado de BahíaPolíticas públicas, procesos de planeamiento y constitución de los sistemas educativos en Brasil y Argentina: un estudio comparativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SEPULVEDA, JUAN MANSILLA  y  GUTIERREZ, CATALINA RIVERA. Militarização da escola chilena no começo do século XX. O modelo alemão de Bávaro em terras Mapuches. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.864-876.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.97567.

Este artigo procura investigar a prática pedagógica dos missionários capuchinhos da Baviera e a disciplina que exerceram nos corpos das crianças mapuche, dentro das escolas missionárias e internatos. A pesquisa é exploratória e descritiva e analisa as principais fontes escritas e visuais encontradas em arquivos no Chile e na Alemanha. Os resultados do estudo mostram características militares na ideologia formativa capuchinha, evidenciadas pelas maneiras pelas quais as crianças mapuche foram forçadas a viver na primeira metade do século XX na região de Araucanía, no Chile.

Palabras clave : educação militarizada-capuchinhos alemães- crianças mapuche- disciplina corporal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )