SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Public policies, planning processes and educational systems constitution in Brazil and Argentina: a comparative studyEducational policy in higher education: reflections on the contribution of UFRPE student assistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HARDOIM, ROBERTA LOPES ALFRADIQUE  and  CHAVES, IDUINA MONT'ALVERNE BRAUN. PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – Políticas públicas, história, trajetórias e marcas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.896-915.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96125.

Este artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves. As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.

Keywords : PIBID UFF; Complexidade; Pesquisa Narrativa; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )