SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Políticas públicas, procesos de planeamiento y constitución de los sistemas educativos en Brasil y Argentina: un estudio comparativoPolítica educacional en la enseñanza superior: reflexiones sobre la contribución de la asistencia de estudiantes de la UFRPE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

HARDOIM, ROBERTA LOPES ALFRADIQUE  y  CHAVES, IDUINA MONT'ALVERNE BRAUN. PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – Políticas públicas, história, trajetórias e marcas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.896-915.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96125.

Este artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves. As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.

Palabras clave : PIBID UFF; Complexidade; Pesquisa Narrativa; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )