SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Educational policy in higher education: reflections on the contribution of UFRPE student assistanceEconomic system, social rights, and heterogeneous schools: reflections on reform of high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

NEPOMUCENO, ALINE LIMA DE OLIVEIRA  and  ARAUJO, MARIA INÊZ OLIVEIRA. Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e ideológicos de participação, democracia e cidadania em sergipe. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.941-960.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93743.

Esta pesquisa visa compreender a Política Estadual de EA de Sergipe quanto as concepções de participação, democracia e cidadania. Em síntese, os resultados dos dados produzidos revelaram que existem tendências para a não escolarização da Lei n.º 6.882/10, pois há inaplicabilidade de alguns artigos dessa política na prática pedagógica; há o reforço da prática educativa socioambiental fragmentada e conservadora, potencializada em um currículo tecnicista, baseado em conteúdos; há ainda o abafamento das particularidades das escolas públicas sergipanas, homogeneizando suas práticas educativas.

Keywords : Educação Ambiental Crítica; Emancipação; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )