SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Política pública y educación ambiental: aspectos conceptuales e ideológicos de participación, democracia y ciudadanía en sergipeTrabajo y educación: raíces de la ontología de la educación de la pedagogía histórico crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CASAGRANDE, ANA LARA  y  ALONSO, KATIA MOROSOV. Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.961-979.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93846.

Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.

Palabras clave : Educação; Política educacional; Ensino Médio; Estado; Estratificação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )