SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e ideológicos de participação, democracia e cidadania em sergipeTrabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CASAGRANDE, ANA LARA  e  ALONSO, KATIA MOROSOV. Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.961-979.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93846.

Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.

Palavras-chave : Educação; Política educacional; Ensino Médio; Estado; Estratificação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )