SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sistema económico, derechos sociales y escuelas desiguales: reflexiones sobre la reforma de la enseñanza secundariaVariaciones locales en la implementación de políticas públicas de educación integral: estudio de casos de dos escuelas de la red pública estatal del municipio de Patos de Minas/MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS  y  GONCALVES, JOSÉ ALEXANDRE. Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.980-997.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.91572.

A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo.

Palabras clave : Trabalho; Educação; Ontologia; Pedagogia Histórico-Crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )