Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS y GONCALVES, JOSÉ ALEXANDRE. Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.980-997. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.91572.
A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo.
Palabras clave : Trabalho; Educação; Ontologia; Pedagogia Histórico-Crítica.