SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médioVariações locais na implementação de políticas públicas de educação integral: estudo de casos de duas escolas da rede pública estadual do município de Patos de Minas/MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS  e  GONCALVES, JOSÉ ALEXANDRE. Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.980-997.  Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.91572.

A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo.

Palavras-chave : Trabalho; Educação; Ontologia; Pedagogia Histórico-Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )