SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Gestión democrática de la enseñanza pública en municipios de Piauí: principios, espacios y mecanismos de participaciónGestión de la educación en sistemas municipales de enseñanza en Tocantins: tensionamiento entre principio y método democráticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FLACH, SIMONE DE FÁTIMA. Democracia e gestão democrática em sistemas municipais de ensino: a realidade do estado do Paraná. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.75-93.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95824.

A partir do materialismo histórico e dialético, este artigo tem por objetivo desvelar como o princípio constitucional da gestão democrática do ensino público se faz presente nas políticas locais. Para tanto, o texto tece considerações a respeito dos fundamentos da democracia e sua relação com a gestão democrática; apresenta algumas possibilidades e alguns limites para a sua efetivação na realidade paranaense e, por fim, analisa dados de pesquisa em municípios que já instituíram sistemas municipais de ensino.

Palabras clave : Gestão democrática; Sistema Municipal de Ensino; políticas educacionais municipais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )