SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1A noção de gestão democrática e sua apropriação local: um estudo sobre a legislação de municípios gaúchosPrincípios e mecanismos de participação e decisão em sistemas municipais de ensino de Santa Catarina: uma leitura dos artefatos institucionais de democratização da gestão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MELO, LÚCIO LEITE DE  e  MIRANDA, NONATO ASSIS DE. Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.130-152.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96631.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que há desafios pessoais, formativos e psicológicos que se fazem presentes a partir, principalmente, das questões burocráticas que são atribuídas aos gestores no exercício do cargo de diretor escolar. Em razão disso, muitas vezes, o diretor acaba colocando em segundo plano o projeto pedagógico da escola, em detrimento de aspectos e demandas de natureza administrativa, bem como para atender às determinações advindas da Secretaria da Educação de São Paulo.

Palavras-chave : Gestão da educação; Diretor de escola; Diretor Ingressante; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )