SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Gestão democrática do ensino público em Rio das Ostras (RJ): avanços e retrocessosEducação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

WAGNER, DANIELA MERCEDES  e  CARBONARI, MARIA ROSA. Risieri Frondizi e Alberto Taquini (h): trajetórias e conhecimentos dedicados a transformar a universidade argentina de meados do século XX. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.197-215.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96324.

A queda pela democratização da educação passou da educação básica para a universidade. Desde meados do século XX, diferentes países latino-americanos desenvolveram propostas para transformar a política de ensino superior. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar Risieri Frondizi e Alberto Taquini (filho) como intelectuais, suas estratégias e projetos para a universidade. E entendê-los, a partir da nova história intelectual, como sujeitos agindo no entrelaçamento moldados por suas trajetórias pessoais e pelo clima da época.

Palavras-chave : Gestão universitária; Trajetória de intelectuais; Universidade e Desenvolvimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )