SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Risieri Frondizi y Alberto Taquini (h): trajectories and dedicated expertise to transform the Argentine University in the middle of 20th centuryTrends of precariousness in private higher education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

ASSIS, TAUÃ CARVALHO DE  and  GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.216-240.  Epub July 27, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922.

O trabalho tem por objetivo geral identificar e problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos ao mapeamento dos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita, nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas, que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.

Keywords : Participação sociopolítica; Educação; Produção teórica brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )