SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Risieri Frondizi y Alberto Taquini (h): trayectorias y experticias dedicadas a transformar la universidad argentina de mediados del siglo XXTendencias de precariedad en la educación superior privada en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ASSIS, TAUÃ CARVALHO DE  y  GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.216-240.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922.

O trabalho tem por objetivo geral identificar e problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos ao mapeamento dos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita, nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas, que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.

Palabras clave : Participação sociopolítica; Educação; Produção teórica brasileira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )