Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
ASSIS, TAUÃ CARVALHO DE e GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.216-240. Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922.
O trabalho tem por objetivo geral identificar e problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos ao mapeamento dos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita, nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas, que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.
Palavras-chave : Participação sociopolítica; Educação; Produção teórica brasileira.