SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Risieri Frondizi e Alberto Taquini (h): trajetórias e conhecimentos dedicados a transformar a universidade argentina de meados do século XXTendências de precarização do ensino superior privado no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

ASSIS, TAUÃ CARVALHO DE  e  GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.216-240.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922.

O trabalho tem por objetivo geral identificar e problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos ao mapeamento dos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita, nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas, que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.

Palavras-chave : Participação sociopolítica; Educação; Produção teórica brasileira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )