SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Tendências de precarização do ensino superior privado no BrasilUma perspectiva sistêmico-discursiva sobre a mercantilização e a estratégia de gestão do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE; LOUZADA, VIRGÍNIA CECÍLIA DA ROCHA  e  SANTOS, PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS. Gestão democrática da educação, participação política e eleição de diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.272-292.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99720.

É nosso objetivo analisar dimensões de gestão de escola, de participação política dos estudantes e da relação com a comunidade escolar a partir das ocupações de escolas do Rio de Janeiro, em 2016. Alicerçados na experiência de dois estudantes e de um dos autores do texto, utilizamos como referencial teórico-metodológico a filosofia da práxis e do legado braudeliano. Como estratégia de pesquisa, empregamos a pesquisa-ação e entrevistas. Concluímos que esta experiência foi fundamental para a vida dos estudantes, tanto no momento do acontecimento, quanto em seus desdobramentos.

Palavras-chave : Gestão democrática da educação; Ocupações de escolas; Participação política; Experiência..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )