SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Democratic management of education, political participation and election of principals: analyzing the experience of school occupations in Rio de JaneiroReuni and its impacts on Federal Institutions of Higher Education (IFES): an analysis of professor’s admissions from 2007 to 2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LAUS-GOMES, VICTOR  and  ANDREONI, RENATA. Uma perspectiva sistêmico-discursiva sobre a mercantilização e a estratégia de gestão do ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.293-309.  Epub July 27, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99452.

O objetivo deste trabalho é analisar as escolhas discursivas do Grupo Estácio ao apresentar sua estratégia organizacional. Sob uma perspectiva sistêmico-discursiva, são discutidos os conceitos de sistema, sentido e comunicação. No contexto de expansão da educação privada evidenciam-se novas posturas e práticas educacionais e de gestão que privilegiam a visão de negócio e a mercantilização das relações. Termos e expressões que antes eram restritos ao sistema econômico, sob o código lucro/prejuízo, são incorporados e singularizados em uma semântica própria da estratégia educacional privada.

Keywords : Gestão Educacional; Teoria dos Sistemas Sociais; Estratégia Organizacional; Semântica da Estratégia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )