SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1A systemic-discursive perspective on commodification and higher education management strategyPublic policies in environmental education and climate change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SALLES, ROBERTO DE SOUZA; FAERNSTEIN, EDUARDO; DAL POZ, MARIO ROBERTO  and  SANTOS, PABLO SILVA MACHADO BISPO DOS. Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.310-335.  Epub July 27, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.101107.

O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com vistas a correlacionar o indicador escolhido com o desenvolvimento das diretrizes do programa.

Keywords : Educação Superior; Reuni; Análise de impacto; Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )