SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The new and old contexts of collective action in education: Theoretical proposals to reflect on educational policies and educational leadership as complex processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

ALMERINDO, JANELA AFONSO. ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.403-428.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.103519.

Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.

Keywords : Estado; Escola pública; Administração pública; Administração educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )