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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

NEVES, CLAUDIA. Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.429-448.  Epub 11-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100836.

Neste artigo pretendemos analisar como o processo de construção das políticas educativas se reveste de uma multiplicidade de atores que atuam em níveis e contextos diversos atribuindo diversos significados às políticas. Analisar a complexidade dos processos políticos e relacioná-los com as interações que caracterizam as lideranças educacionais é um desafio interessante que exige que se pense em novos métodos de recolha e análise de dados. Com base numa sistematização bibliográfica, procura-se relacionar as potencialidades das perspetivas da complexidade com a análise de fenômenos educativos. Em particular, este artigo procura contribuir para a problematização do fenômeno das políticas educativas e das lideranças educacionais como processos dinâmicos e complexos que são desenvolvidos em diferentes níveis e que resultam da interação de diversos atores ao longo do tempo, que lhes vão conferindo novos significados.

Palavras-chave : Políticas Educativas; Regulação Educacional; Liderança Educacional.

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