SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2School management: a look at the initial training of brazilian public schools’ principalsChallenges of school management in the integral construction of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LUIZ, SARAH RIZZIA CAMPOS  and  ASSIS, LÚCIA MARIA. Fundamentos e processos da formação continuada na rede municipal de Goiânia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.497-520.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100512.

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2019 e teve como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação continuada dos professores na Gerência de Formação dos Profissionais da SME (GERFOR). A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico e documental, fundamentada em Janela (2000), Saviani (2008), Dias Sobrinho (2003), Luckesi (2010), Libâneo (2015), Guimarães (2004), entre outros. Concluiu-se que tendo em vista que as políticas para formação continuada abrangem cursos de curta ou longa duração, que objetivam promover a atualização, desenvolvimento e aprofundamento profissional constante dos profissionais docente, que busquem atender as necessidades recorrentes da prática educacional, bem como acompanhar o desenvolvimento da legislação educacional e promover a atualização permanente dos conhecimentos e saberes da docência, a GERFOR tem atuado nesse sentido, de modo a subsidiar as melhorias das práticas dentro do ambiente escolar.

Keywords : Formação de professores e políticas públicas; Formação de professores e avaliações externas; Formação de professores e avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )