SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Gestión escolar: una mirada a la formación inicial de directores de escuelas públicas brasileñasDesafíos de la gestión escolar en la construcción de la educación integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LUIZ, SARAH RIZZIA CAMPOS  y  ASSIS, LÚCIA MARIA. Fundamentos e processos da formação continuada na rede municipal de Goiânia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.497-520.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100512.

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2019 e teve como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação continuada dos professores na Gerência de Formação dos Profissionais da SME (GERFOR). A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico e documental, fundamentada em Janela (2000), Saviani (2008), Dias Sobrinho (2003), Luckesi (2010), Libâneo (2015), Guimarães (2004), entre outros. Concluiu-se que tendo em vista que as políticas para formação continuada abrangem cursos de curta ou longa duração, que objetivam promover a atualização, desenvolvimento e aprofundamento profissional constante dos profissionais docente, que busquem atender as necessidades recorrentes da prática educacional, bem como acompanhar o desenvolvimento da legislação educacional e promover a atualização permanente dos conhecimentos e saberes da docência, a GERFOR tem atuado nesse sentido, de modo a subsidiar as melhorias das práticas dentro do ambiente escolar.

Palabras clave : Formação de professores e políticas públicas; Formação de professores e avaliações externas; Formação de professores e avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )