SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The policy of hiring temporary teachers in Portel (PA)The policy of continuing education of the national pact for literacy at the right age and the learning of literacy teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

RESCHKE, MONIKA  and  DAMASCENO, ALBERTO. Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: os relatórios de Aurelia de Seixas Franco. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.580-599.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102387.

O artigo tem como objetivo identificar os princípios da administração do Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927, a partir dos relatórios da diretora Aurélia de Seixas Franco. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos possibilitou inferir que as práticas administrativas da diretora se aproximavam dos princípios do Fayolismo, em um momento no qual o estado do Pará passava por uma crise financeira que afetava o funcionamento da rede escolar como um todo, prejudicando a consolidação do ideário republicano na instrução pública.

Keywords : Grupo Escolar Benjamin Constant; Primeira República; Administração Escolar; Fayolismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )