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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
RESCHKE, MONIKA y DAMASCENO, ALBERTO. Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: os relatórios de Aurelia de Seixas Franco. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.580-599. Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102387.
O artigo tem como objetivo identificar os princípios da administração do Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927, a partir dos relatórios da diretora Aurélia de Seixas Franco. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos possibilitou inferir que as práticas administrativas da diretora se aproximavam dos princípios do Fayolismo, em um momento no qual o estado do Pará passava por uma crise financeira que afetava o funcionamento da rede escolar como um todo, prejudicando a consolidação do ideário republicano na instrução pública.
Palabras clave : Grupo Escolar Benjamin Constant; Primeira República; Administração Escolar; Fayolismo.