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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

RESCHKE, MONIKA  e  DAMASCENO, ALBERTO. Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: os relatórios de Aurelia de Seixas Franco. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.580-599.  Epub 11-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102387.

O artigo tem como objetivo identificar os princípios da administração do Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927, a partir dos relatórios da diretora Aurélia de Seixas Franco. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos possibilitou inferir que as práticas administrativas da diretora se aproximavam dos princípios do Fayolismo, em um momento no qual o estado do Pará passava por uma crise financeira que afetava o funcionamento da rede escolar como um todo, prejudicando a consolidação do ideário republicano na instrução pública.

Palavras-chave : Grupo Escolar Benjamin Constant; Primeira República; Administração Escolar; Fayolismo.

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