SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Principles of fayolist administration in paraense school administration in the 1920s: the reports of Aurelia de Seixas FrancoRelative efficiency of information technology in the organizational performance of federal educational institutes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

AURELIANO, FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES  and  SILVA JUNIOR, LUIZ CARLOS DA COSTA. A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.600-621.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102807.

Este trabalho objetiva analisar as aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Os dados foram analisados pelo procedimento dos núcleos de significação que Aguiar e Ozella (2013, p. 310) orientam. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.

Keywords : Política de Formação; Formação continuada; Aprendizagem docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )